Batalha de personagens: Maria do Carmo vs Nazaré Tedesco
- Danilo ThedAn
- 20 de mar. de 2017
- 5 min de leitura

Eu vou lançar esse novo quadro aqui no blog. Sempre farei batalhas entre personagens bonzinhos e malvados de filmes, séries e novelas.
Escolhi para abrir esse post com chave de ouro as duas personagens mais marcantes das novelas da Rede Globo. Seja por seres serem uma mocinha e vila, ou por suas frases marcantes que viraram memes de todos os tempos, não importa, simplesmente elas são íconicas e adversárias na novela Senhora do destino.
Maria do Carmo vivida pela atriz Suzana Vieira foi uma mulher nordestina que veio tentar a vida no Rio de Janeiro com seus cinco filhos. Sempre trabalhadora e imponente Maria do Carmo veio para o Rio e em meio a várias manifestações políticas e a ação de ditadura na cidade ela acaba conhecendo uma certa infermeira grávida que se denominava Lourdes, mas que na verdade era Nazaré Tedesco. Ela fingia ser enfermeira e estar grávida, pois encobria do amante sua verdadeira profissão: prostituta. E para que ele separe-se da mulher fingiu estar grávida. Já que era falsa sua gravidez, ela enganou Do Carmo e roubou a filha rescem nascida da nordestina e fez o amante acreditar que ela havia tido a menina naquele mesmo dia. Passaram-se vinte anos e Maria do Carmo continuou procurando Lindalva, a filha roubada
Após esse breve relato, vamos começar a batalha:
Quem foi a mais esperta no início da novela : Maria do Carmo recem chegada ao Rio de Janeiro se deparou com um mundo completamento novo e em meio a ditadura e manifestações ficou meio atordoada com tudo aquilo, mas carregava e protegia cinco filhos pequenos, contando um bebê de colo. Já Nazaré, fingiu para o amante estar grávida e trabalhar no hospital como enfermeira, quando na verdade era prostituta num bordel de uma francesa. E ainda armou um esquema para enganar e roubar o bebê e ainda armou um falso parto que fez o amante ficar com ela definitivamente. Já Maria do Carmo foi presa pelo grupo ditador e conseguiu sair ilesa e ainda foi pioneira na construção de uma região totalmente nova no Rio a baixada fluminense. Ponto pra Maria do Carmo, que mesmo com o baque de perder uma filha e ser presa conseguiu se erguer e ficar rica construindo o cenário da baixada, vendendo materiais de construção para os novos moradores.
Quem engana melhor a outra: Maria do Carmo passou os 20 anos da sua vida trabalhando duro e procurando sua filha, além de ajudar muitas pessoas durante todos esses anos. Criou seus filhos e educou-os muito bem. Já Nazaré não trabalhou, apenas cuidou de sua filha roubada, do marido e de uma enteada, filha do primeiro casamento de seu amante. Quando Maria do Carmo vai a um programa de televisão contar sua história. Nazaré é descoberta pelo marido que ameaça contar toda a verdade a Maria do Carmo e também a sua filha, a menina roubada. Nazaré o impede jogando ele da escada e deixando ele morrer com um ataque do coração, enquanto jogava sei remédio na pia do banheiro. Depois disso ela resolve ligar pra Maria do Carmo e disser que sabe sobre a filha e pede duzentos e cinquenta mil reais para a mãe aflita que cede as suas cantanguem e acaba sendo enganada por Nazaré, que leva o dinheiro e ainda a deixa sem nenhuma informação sobre a filha desaparecida. Ponto para Nazaré, que acabou enganando a do Carmo direitinho e ainda saiu com uma bolada.
Os melhores bordões: Maria do Carmo com seus trejeitos nordestinas sempre dizia coisas engraçadas e regionais. Mais o bordão mais conhecido dela na novela era TÔ VARADA DE FOME e AFF MARIA. Já Nazaré abusou dos bordões: "Flageladinhos" "Anta nordestina" "Josimerdo" "Nunca mais te pago um sorvete!"Raposa linda, loira e felpuda" "Gostosa! Impressionante como o tempo só te valoriza" "Esse macarrão sem molho!" (sobre o personagem de Tiago Fragoso) "Songa-monga!" (sobre a personagem de Leandra Leal), mais o bordão que mais ficou conhecido foi o meme Logo eu, Nazaré Tedesco. Ponto para Nazaré que implicou muitos e muitos bordões e fez um deles virar meme mais cedo necessidade do dos últimos tempos.
Poder de persuasão e coragem: Maria do Carmo sempre foi uma mulher maravilhosa, com seu jeito nordestino arretado, foi uma mulher de fibra e sem medo de ninguém. Em um episódio ela enfrentou Cigano, um dos vilões da trama. Enfrentou seu filho Reginaldo, uma espécie de aprendiz de vilão, junto com a amante dele Viviane. Enfrentou até mesmo a própria Nazaré dando uma surra pra não se esquecer. Já Nazaré usa a sua persuasão de um modo negativo, ela engana e mata as pessoas que ela quer atingir. Então ponto para Maria do Carmo que não precisa de nenhum joguete e ferramenta, ela enfrenta na raça e na boca.
Poder de apaixonar: Maria do Carmo sempre foi uma mulher irresistível, que prococou paixões por onde passou, logo no inicio chamou a atenção de Giovane, o bixeiro e do jornalista Dirceu que foi preso com ela durante a ditadura. Já Nazaré usou seu conhecimento na arte do sexo para prender seu amante e fazê-lo casar com ela e durante a trama usava esses artifici s para seduzir vários homens. A disputa aqui é realmente o amor contra o sexo. Vai para do Carmo que não precisou usar nenhum artifício para fazer os homem arrastarem a seus pés.
Quem é a mais bem vestida: Maria do Carmo apesar de ter ganhado muito dinheiro através dos anos, ela sempre foi uma mulher simples. Roupas normais, sem vulgaridades, maquiagem bem feita e amena, sapatos de saltos baixos e cabelos soltos . Já Nazaré usava maquiagens fortes, roupas ousadas e sensuais, pintou o cabelo é sempre andava parecendo uma mulher de programa com aqueles saltos altos, sempre retocando sua maquiagem pesada. Ponto para Maria do Carmo, porque o menos sempre é mais.
Quem mais amava Lindalva: Maria do Carmo passou vinte anos procurando sua filha roubada. A cada Aniversário dava um presente que guardava em um quarto feito em homenagem a filha perdida, desde o inicio mostrou afeto e amor a menina que trazia em seus bracos. Nunca perdeu a fé e nunca desistiu de reencontra-lá. Já Nazaré também amou e teve a oportunidade de criar a menina desde novinha. Deu amor, educação é tudo o que pode dar para ela ela deu. Mas o ponto vai para Maria do Carmo. Porque diferente de Nazaré, ela criaria Lindalva com boas referências de honestidade, Nazaré ao contrário mostrou que era uma ma influencia para a menina, se mostrando manipuladora, assasina e além de ser uma ex prostiruta que ainda usava artifícios de seu passado negro no presente. Ela manipulava o amor que Isabel, novo nome que Nazaré deu a ela, sentia por ela para enganar a moca e ainda mentiu para ela todo momento de sua vida, inclusive sobre sua origem ou de não ser a mãe verdadeira dela
Maria do Carmo foi a campeã da batalha de cinco a dois. Não tem como a Nazaré ganhar, pois do Carmo desde o início da novela mostrou ser uma pessoa batalhadora e mesmo com as diversidades pelo que ela passou ela venceu na vida.
Comments